Páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Encerramento do ano letivo




     A festa de encerramento do ano letivo realizou-se no dia 15 de junho, com diversas atividades lúdicas nomeadamente canções, danças, lengalengas, anedotas e teatro de fantoches. Também foi feita a entrega dos "cartolas" e de livros de fim de curso aos finalistas do jardim de infância. Os restantes alunos do Pré-escolar receberam um certificado comprovativo da aquisição de regras e competências. 
     Cada aluno do 4.º ano também foi presenteado com um "cartola" que se fazia acompanhar por um poema e uma dedicatória da professora. 
    Mais tarde, os docentes e encarregados de educação divertiram-se  participando em jogos tradicionais. Finalmente, a festa terminou num grande lanche  convívio.

Festa dos fianalistas do 4.º ano na Casa da Cultura



       No dia 14 de junho realizou-se, na Casa da Cultura de Santa Comba Dão, a festa dos finalistas do 4.º ano que teve como tema "Estilos musicais e ritmos modernos".
       Em palco representaram ritmos variados: pop,  rock, reggae, jazz, blues, tecno, disco, funk, bossa nova, samba e o chá-chá-chá. Os alunos exploraram o canto, a dança e também a representação.
       Os docentes da AEC de Inglês também dinamizaram uma canção em inglês, intitulada "Disco", que foi coreografada com a colaboração dos docentes de Educação Física. 
       É de referir que os alunos demonstraram uma grande evolução nas aprendizagens devido a alguma estabilidade do corpo docente e ao facto de terem frequentado as AEC ao longo dos quatro anos.

Vencedor do 2.º Concurso de Leitura Concelhio



      A fase Final do 2.º Concurso de Leitura Concelhio decorreu durante a tarde do dia 8 de junho, no espaço Cantinho do Autor,  4ª edição da Feira do Livro Concelhia. O vencedor do 1.º ciclo do nosso Agrupamento de Escolas foi o aluno Diogo Mota do 4.º A do nosso Centro Escolar.
      Os prémios foram entregues aos vencedores nas instalações da Câmara Municipal no dia 13 de junho. 


terça-feira, 26 de junho de 2012

Atividade de articulação entre as crianças de 5 anos e os alunos do 1.º ano





      No dia 11 de junho, concretizou-se a articulação entre os alunos do 1.º ano e as crianças de 5 anos do Pré-escolar, como já vem sendo hábito.
     Neste período, o tema intitulou-se "Brincando com a Matemática" e todos assistiram à apresentação de duas histórias alusivas às formas geométricas, sendo uma delas lida pelos meninos do 1.º ano. Após a entoação animada de uma canção acerca das figuras geométricas, em conjunto, deram largas à sua imaginação e construíram diversas figuras com blocos lógicos. Também completaram algumas sequências com figuras geométricas que constavam numa ficha de trabalho.
     Para finalizar, decorreu um lanche convívio, onde  as crianças de 5 anos se familiarizaram com os espaços que vão frequentar no próximo ano letivo.

Visita de estudo dos alunos do 4.º ano a Guimarães




    O dia 5 de junho foi o dia mais aguardado por todos os alunos do 4.º ano!
    Foi um dia repleto de alegria, divertimento e emoções!
    Neste dia memorável, os alunos tiveram a oportunidade de apreciar a beleza do Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança. Dentro do castelo, os alunos experimentaram diversas atividades da época medieval: tiro ao arco; esgrima e jogos medievais. Mais tarde, no Pena Aventura Park, os alunos puderam libertar energias ao realizarem todo o tipo de atividades radicais: slide, trampolins e percursos de obstáculos.
    Foi uma visita de estudo FANTÁSTICA e INESQUECÍVEL!

Crianças de 5 anos visitam Zoo da Maia




       A visita de estudo dos finalistas do Pré-Escolar realizou-se no dia 6 de junho ao Zoo da Maia. As crianças observaram as diferentes espécies animais existentes no local, usufruíram da viagem no comboio turístico e do espetáculo do leão-marinho. Foi um dia diferente, com muita alegria e convívio, que proporcionou às crianças a consolidação de assuntos já abordados.

Atividade de articulação das crianças de 5 anos com o 4.º ano



     No dia 23 de maio, os meninos finalistas do Pré-escolar visitaram os alunos do 4.º ano de escolaridade, com o objetivo de se familiarizarem com a realidade do 1.º Ciclo.
    Neste dia, os mais pequenos tiveram a oportunidade de realizarem um trabalho de expressão plástica com os seus colegas mais velhos. A atividade decorreu de forma agradável e possibilitou a troca de experiências e saberes. No final da tarde, todos conviveram livremente ao lancharem e brincarem juntos, na área de recreio da escola.

Dia Mundial da Criança



   No Dia Mundial da Criança os docentes do Pré-escolar deste Centro Escolar proporcionaram um dia especial a todas as crianças  com a realização de diversas atividades, tais como: visualização de uma história sobre os direitos da criança; realização de moinhos de vento; ateliers de pintura no exterior; jogos de movimento no ginásio; jogo de caça ao tesouro; danças de roda e experiências com água (bolas de sabão gigantes).
      Os alunos do 1.º Ciclo, desenvolveram diversas atividades integradas também em vários ateliers: modelagem em pasta de farinha; pinturas com giz no alcatrão; jogos: limão na testa; jogo do "mata"; jogo da garrafa; corrida de sacos; identificação de cheiros; organização das páginas de revistas; montagem de puzzles feitos a partir de imagens de revistas; ilustrações alusivas ao dia e pinturas faciais.
        Os alunos manifestaram muito interesse e alegria ao longo de todo o dia.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Semana da Europa


     
        A Semana da Europa decorreu no período de 7 a 11 de maio e foram desenvolvidas diversas atividades tanto em articulação entre salas como a nível de grupos do Pré-Escolar. Salientámos as pesquisas utilizando a internet (Google Earth) localizando a Europa, o nosso país, o nosso distrito, o nosso concelho e o nosso centro escolar; símbolos da EU: bandeira, hino e moeda; visualização de PWP alusivos ao tema; elaboração da bandeira da União Europeia e reconhecimento de algumas bandeiras de alguns países; jogos relacionados com a EU no quadro interativo; pesquisa sobre hábitos e costumes de alguns países europeus.

Dia da Mãe




          As lembranças para oferecer no Dia da Mãe foram preparadas, com entusiasmo, pelas crianças de todas as turmas. Desta forma, proporcionou-se a estimulação e exteriorização de sentimentos, realçando o valor da família.

Violência infantil





       No âmbito da violência infantil, a CPCJ, com a colaboração da Universidade Sénior desenvolveu uma atividade no Centro Escolar Norte, no dia 26 de abril, para todas as crianças do Pré-escolar e 1.º Ciclo. A referida atividade baseou-se na história "A casinha de chocolate" que foi animada e explorada pelas intervenientes.
        No final da atividade, todas as crianças receberam um lápis com uma fitinha azul que simbolizava as marcas da violência sofrida pelas crianças.

História da Carochinha




     No dia 17 de abril, os alunos e a docente da Universidade Sénior dramatizaram a história da Carochinha para todas as crianças do Pré-escolar do nosso Centro Escolar. As crianças manifestaram grande entusiasmo e interagiram com os "atores". Foram proporcionados momentos de alegria, divertimento e convívio intergeracional.



O Senhor Bispo da diocese de Viseu no CEN











     No dia 13 de abril, pelas 11h, o Senhor Bispo da Diocese de Viseu. D. Ilídio Pinto Leandro deu-nos a honra da sua visita no nosso Centro Escolar, acompanhado pelo padre Vergílio. Na receção estiveram presentes representantes do agrupamento, da Câmara Municipal e todos os docentes deste estabelecimento de ensino.
     O Senhor Bispo fez a sua apresentação, explanou os propósitos da sua visita e desenvolveu um diálogo com as crianças.
      A professora de EMRC tinha desenvolvido nas suas aulas um trabalho sobre os valores que resultou numa bonita lembrança que foi oferecida ao Senhor Bispo.
      Para finalizar, as crianças entoaram canções sobre a amizade. D. Ilídio apreciou e elogiou o talento das crianças e agradeceu o acolhimento caloroso que lhe foi oferecido.