Páginas

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012



       No passado dia 17 de fevereiro, comemorou-se o Carnaval no nosso Centro Escolar com muita alegria e diversão.
       Realizaram-se diversos trabalhos de expressão plástica, nomeadamente, pintura de desenhos e confeção de máscaras ou mascarilhas.
      No período da tarde, realizou-se, no ginásio, um desfile individual perante um "júri". Posteriormente, todos dançaram ao som de alegres músicas carnavalescas. Os alunos manifestaram entusiasticamente a sua satisfação com as atividades desenvolvidas ao longo do dia.

Trabalhos sobre o sistema solar




           No âmbito da área curricular de estudo do meio, os alunos do 4.º ano apresentaram alguns trabalhos realizados sobre os planetas do sistema solar. É notório o empenho com que se dedicaram.

Sensibilização para uma alimentação saudável



        No âmbito da Semana da saúde, duas enfermeiras do Centro de Saúde deslocaram-se ao nosso Centro Escolar para reforçar a necessidade de se fazer uma alimentação saudável, fomentar hábitos de vida saudável e alertar para os perigos da obesidade infantil.
         Como não podia deixar de ser, foi relembrada a importância de se comer a sopa e os alunos puderam expor algumas dúvidas.
       

Dramatização do livro: "A Joaninha quer ter um bebé"



        No dia 13 de janeiro, os alunos do 4.º A proporcionaram a todas as crianças do pré-escolar e aos alunos do 1.º ciclo a dramatização do livro "A Joaninha quer ter um bebé". De uma forma muito agradável, foram transmitidas algumas noções desenvolvidas no âmbito da educação sexual.
        Estão todos de parabéns pelo empenho e dedicação.

Construção de ninhos





     No dia 11 de janeiro, Ana Guerreiro e Cátia Andrade desenvolveram uma atividade com o objetivo de proporcionar a vivência  da elaboração de uma caixa ninho, permitindo aos alunos contribuir para a melhoria do ecossistema circundante. Também se pretendeu potenciar a reprodução e fixação de determinadas espécies ameaçadas no nosso concelho, devido à falta de locais apropriados.
     Os alunos foram sensibilizados para a construção de ninhos em madeira para a carriça, que é uma ave muito conhecida. Todos fizeram desenhos e escreveram frases sobre os pássaros, dos quais foram selecionados alguns para serem integrados nos ninhos construídos em madeira. 
     No final do mês, permitiu-se o contato das crianças com a fixação das caixas ninho em zona florestal próxima do centro escolar.

À volta com as vogais



      A atividade intitulada "À volta com as vogais" foi dinamizada por elementos da Universidade Sénior para os alunos do 1.º ano. Foi muito interessante e os alunos gostaram imenso, visto que interagiram na atividade.

Hora do conto





      Esta atividade foi dinamizada pela bióloga Ana Guerreiro em colaboração com a expressart e esteve relacionada com a comemoração do dia do mar. Pretendeu-se, igualmente, salientar a importância dos animais e do meio marinho. Assim, deu-se a conhecer as várias fases de desenvolvimento de um pinguim, bem como as particularidades do seu habitat e, ainda, identificaram-se algumas das várias espécies de pinguins existentes. No final, foram distribuídos marcadores de livros pelos alunos.

Semana das leituras





     Durante a semana das leituras toda a comunidade educativa envolveu-se na leitura de textos diversos e de histórias no pré-escolar e 1.º ciclo.

Prevenção Rodoviária







       No dia 17 de janeiro, os alunos do 3.º e 4.º anos foram sensibilizados para a Prevenção Rodoviária. Inicialmente, foram apresentados alguns PowerPoints na sala de aula por um professor da Escola Secundária e foram distribuídos panfletos.
       Posteriormente, deslocaram-se ao ginásio onde tiveram a oportunidade de pôr em prática as regras que devem cumprir como peões e ciclistas. Foi uma experiência muito positiva e do agrado das crianças.

Dia de Reis




       No dia 6 de janeiro, foi relembrado o significado do dia de Reis. As turmas do pré-escolar deslocaram-se às salas do 1.º ciclo e entoaram canções alusivas ao dia. No 1.º ciclo foi proporcionada a escrita coletiva e individual de quadras, assim como a pintura de imagens.