Páginas

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

OUTONO


DEVOLUÇÃO À NATUREZA DE UMA ÁGUIA-DE-ASA-REDONDA


Esta águia-de-asa-redonda ingressou no CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens - Parque Natural da Serra da Estrela) no dia 8 de Julho após ter sido atropelada no IP3 e recolhida por um particular que a entregou ao SEPNA-GNR de Viseu. Esta ave apresentava descoordenação motora e problemas oculares, tendo sido necessário um acompanhamento clínico bastante constante na fase inicial, seguido de uma fase posterior de treino e contacto com outras aves de rapina.

A sua devolução à Natureza foi realizada, no passado dia 14 de outubro, pelas 17 horas, junto dos alunos  do 1.º ciclo e crianças do pré-escolar do nosso Centro Escolar.












 As crianças batizaram a águia de "Melodia" e demonstraram um grande interesse nos aspetos relacionados com a ecologia e conservação de aves de rapina.



DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO





Para lembrar o Dia Mundial da Alimentação os alunos do 1.º  ciclo e as crianças do pré-escolar do nosso centro escolar participaram num passeio pela natureza e saborearam o lanche saudável que em casa lhes tinha sido preparado.
Foi uma manhã muito agradável!

DIA MUNDIAL DO ANIMAL

No âmbito do Dia Mundial do Animal, no dia 4 de outubro, o CERVAS (Centro de Ecologia,  Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens - Parque Natural da Serra da Estrela) desenvolveu um dia inteiro de atividades em Santa Comba Dão numa ação de colaboração com a autarquia local em que estiveram envolvidas as crianças dos 3 centros escolares do concelho.



 




Durante a tarde foram realizadas ações no nosso Centro Escolar.
A meio da tarde foi realizada uma saída de campo com um grupo de cerca de 25 crianças, representantes dos vários centros escolares, que realizaram um pequeno percurso junto à Ribeira das Hortas, onde os alunos puderam observar 11 espécies de aves, entre as quais se podem destacar o chasco-cinzento (Oenanthe oenanthe), o papa-moscas (Ficedula hypoleuca) e a alvéola-cinzenta (Motacilla cinerea).


O principal objetivo desta ação no campo foi despertar o interesse e a curiosidade dos alunos na observação e identificação de fauna selvagem no seu habitat natural.



sábado, 15 de outubro de 2011

ALFABETO COM 26 LETRAS




      Com o novo acordo ortográfico, o alfabeto passa a ter 26 letras com a inclusão do k, w e y. Para facilitar a localização dessas letras, deixamos uma pequena apresentação.  

BOM ANO LETIVO de 2011-2012


     Apesar do ano letivo já ter começado no dia 15 de setembro, vimos dar continuidade ao trabalho no ano anterior para dar a conhecer algumas atividades desenvolvidas no nosso centro Escolar.

     A todos desejamos um excelente ano letivo!


CALENDÁRIO ESCOLAR DO 1.º CICLO - 2011/2012 

1º PERÍODO: Entre 08 a 15 setembro até 16 de dezembro        INTERRUPÇÃO: De 19 dezembro a 2 de janeiro

2º PERÍODO: De 03 de janeiro a 23 março                                    INTERRUPÇÃO: 20 a 22 fevereiro

3º PERÍODO: De 10 de abril a 15 de junho                                     INTERRUPÇÃO: 26 março a 9 de abril